Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam


Banda Marcial de Nova Prata

A Banda Marcial de Nova Prata está ligada intimamente com a história do Município, por ser a precursora da Banda Municipal de Integração Estudantil (BANMIES), fundada em 09 de julho de 1976, e, atualmente, mantenedora da Orquestra de Sopros de Nova Prata.

Nesses quase 50 anos, a entidade contou com várias formações e foi assim denominada: Fanfarra, Bandinha Rítmica Infantil, Banda Marcial Pratense, Banda Marcial da Escola Padre Josué Bardin, Banda Musical de Nova Prata, Banda Marcial de Nova Prata e Orquestra de Sopros de Nova Prata - que é atualmente um orgulho de nossa cidade.

Neste ano de 2025, depois de quase duas décadas desativada, a atual Administração Municipal, numa deferência toda especial do prefeito Beto Carnevalli, a Banda Marcial de Nova Prata foi reativada.

Sob a responsabilidade do instrutor musical Caco Zancan - há 46 anos na instituição -, o desafio foi lançado e aceito e, em poucas semanas, com a presença de antigos e novos integrantes, para a alegria de todos, a nossa Banda Marcial de Nova Prata está de volta e veio para ficar!

Em 45 dias e 25 ensaios, ex-integrantes e novos alunos se apresentaram e emocionaram as centenas de pessoas que prestigiaram do Desfile Cívico de 7 de Setembro de 2025. A corporação musical já foi convidada para participar do Festival da Música, na Praça da Bandeira, em 20 de novembro, e nos Festejos Natalinos deste ano, animando as ruas centrais da cidade.