Ernesto Fagundes

Ernesto Fagundes começou sua carreira profissional ainda criança acompanhando o pai em festivais de música, tocando Bombo Leguero. Em 1995, lançou seu primeiro CD solo. Ao todo, foram onze trabalhos individuais gravados, entre CDs e DVDs, além dos álbuns em que atuou ao
lado do pai e dos irmãos no grupo Os Fagundes.
Em 2004, Ernesto Fagundes recebeu o Troféu Guri da Rádio Gaúcha como personalidade de destaque na cultura do Rio Grande do Sul. Ernesto foi o 1o lugar no 20o Musicanto Sul-americano de nativismo e 1o Lugar na 22a Moenda da Canção, dois dos principais festivais de música do Rio Grande do Sul. No final de 2007, lançou o CD Coração do Rio Grande, com 5 indicações ao Açorianos de música de Porto Alegre. Em 2008, Ernesto recebeu o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre.
Em 2011, foi protagonista de Origens, um documentário que foi filmado em Santiago del Estero na Argentina, sobre o Bombo Leguero e que levou Ernesto ao Festival de Cinema de Gramado, RS. Origens também virou DVD + CD. Em 2013, participou com Os Fagundes da Festa Nacional do Chamamé em Corrientes, na Argentina, a convite da cantora Teresa Parodi. Em setembro do mesmo ano, comemorou ao lado do grupo Os Fagundes os 30 anos do Canto Alegretense num grande espetáculo no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.
Em 2015, Ernesto Fagundes foi um dos artistas brasileiros convidados da Festa Nacional do Chamamé em Corrientes, na Argentina. Também participou do show de abertura do 5o Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas ao lado do violonista Yamandu Costa e da Orquestra de Câmara TSP, regida pelo Maestro Antonio Borges Cunha. Ainda em 2015, participou, em São Paulo, do Concerto Fronteira com Yamandu Costa e Orquestra Mato Grosso. Junto com Os Fagundes, realizou 10 shows na Itália no projeto Caravana Chamamecera. Outro momento inédito
foi tocar seu Bombo Leguero na Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no RJ, a convite do maestro Antonio Borges Cunha.
Em julho de 2016, lançou Aires de Fronteira, que foi indicado a DVD do Ano pelo Prêmio Açorianos de Música. No dia 9 de outubro do mesmo ano, Ernesto representou o Brasil em Buenos Aires no Projeto Triple Frontera, na capital Argentina. Em novembro de 2016, se apresentou com Yamandu Costa e Orquestra Filarmônica de Calgary, no Canadá, regido pelo maestro Roberto Minczuk.
Em 2017 lançou Los Orientales, ao lado do violinista Vagner Cunha. Apresentou o Concerto Fronteira com Yamandu Costa no Principado de Mônaco, acompanhado da Orquestra Filarmônica de Monte Carlo, com regência da maestrina mexicana Alondra De La Parra. Em 2018, a série de TV Tá no Sangue Os Fagundes foi lançada em DVD. Em maio de 2019, a convite de Yamandu Costa, tocou o seu Bombo Leguero no Encontro de Gerações na Música Instrumental Brasileira no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Em 2021, gravou o seu primeiro álbum instrumental ao lado do irmão e guitarrista Paulinho Fagundes. O álbum intitulado Capricórnio foi o vencedor do Troféu Açorianos na categoria Compositor.
Em 2022, a convite do acordeonista Bebê Kramer, gravou no Rio de Janeiro o álbum Gauchada Reunida, ao lado de Pedro Franco, Paulinho Fagundes e Guto Wirtti. Em 2023, representou o Brasil na 21a Marcha de los Bombos em Santiago Del Estero, na Argentina. Em agosto, juntamente com Os Fagundes, apresentou o show De Filho Pra Pai no Theatro São Pedro. Também em agosto, foi aplaudido pelo público da Reitoria da UFRGS, na sua interpretação de Disparada, acompanhado da Orquestra da ULBRA no evento A Era dos Festivais. Também em 2023, ao lado de Neto Fagundes, lançou o projeto “Nem Tchê Conto”, veiculado semanalmente nas redes sociais e no programa Galpão Crioulo da RBS TV. Em maio de 2024, participou do Festival BB Seguros em Recife PE, ao lado do violonista Yamandu Costa. Em junho do mesmo ano, participou do Festival Salve o Sul, com Neto Fagundes e Luísa Sonza.
DRUM FEST: ORIGENS – UMA VIAGEM MUSICAL AO SOM DO TAMBOR
• Domingo | 23/11 às 14h – Sede Antiga do Clube Grêmio Pratense
Sede antiga do Grêmio Pratense
