Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam


Marco Pereira

É natural de São Paulo e fez seus estudos de violão o mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Viveu na França por cinco anos e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale 
Internationale de Paris e de Mestre em Musicologia pela Universidade de Paris-Sorbonne (Paris IV), tese que resultou no seu livro “Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão”.

Criou na UnB os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional e transferiu se para UFRJ, onde lecionou por mais de três décadas. Gravou 20 CDs como solista, e participou em mais de 200 gravações com os mais importantes artistas da música popular brasileira.

Recebeu em dois anos consecutivos o Prêmio da Música Brasileira. Um deles de Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa e ou outro como Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental pelo trabalho “Bons Encontros”, com o pianista Cristóvão Bastos.

Publicou vários livros didáticos onde se destacam os seguintes: “Heitor Villa Lobos, sua obra para violão”, “Cadernos de Harmonia – 3 volumes”, “Sete Cordas, técnica e estilo”, “Ritmos Brasileiros”, além dos álbuns de partuturas “Valsas Brasileiras” e “Cristal”.

Como compositor tem suas obras editadas nos EUA e Europa. São obras para violão solo e música de câmara. Suas principais composilões são o “Concerto Calunga, para violão e orquestra” e as “Lendas Amazônicas, para dois violões e orquestra”.