Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam


Marcos Santos

Natural de Bauru, Dr. Marcos Santos é pedagogo graduado pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru e violinista formado pelo Conservatório de Tatuí, é mestre em Performance e Pedagogia do Violino pela University of Southern Mississippi e doutor em Performance do Violino e Teoria Musical pela Universidade do Alabama (ambas nos EUA).

Trabalhou com diversas orquestras e grupos de câmara no Brasil, como a Orquestra Filarmônica de São Carlos, e nos EUA, tais como Capstone String Quartet, Mobile Symphony EUA, IRIS Orchestra e Memphis Symphony. Em suas atuações como solista se destaca o Concerto para dois violinos em Ré menor BWV 1043 de Johann Sebastian Bach com a IRIS Orchestra, ao lado do violinista Joshua Bell. Foi professor de violino do IA-UNICAMP, do Conservatório de Tatuí e da plataforma europeia iClassical. Fundou ainda a Bravo Academia de Música e por 7 anos desenvolveu intença atividade administrativa gerenciando mais de 20 professores e 400 alunos ao lado de sua sócia Dra. Paula Martins. Marcos leciona a matéria de gestão de carreira e
empreendedorismo na USP e recorrentemente ministra palestras com o tema. Além da carreira como violinista, dedica-se a projetos sociais com educação musical como o USP Música Criança.

Desde junho de 2022 é professor doutor de Violino do Departamento de Música da FFCLRP-USP e membro do Trio Brasileiro de Cordas com André Micheletti e Gustavo Costa. Marcos foi ganhador do Prêmio USP 2025 de Novas Lideranças em Pesquisa.