Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam


Pierângelo Camodeca

Pierangelo Camodeca é músico e professor de música italiano, originário de Lagonegro, na província de Potenza, com uma carreira profundamente enraizada no acordeon, em todas as suas variantes: clássica, moderna, varietal e diatônica.

A paixão por este instrumento tomou forma desde muito jovem, com um percurso educativo que o levou a estudar na Accademia Musicale del Vallo di Diano, em colaboração com o Conservatório G. Martucci de Salerno e a continuar a sua especialização sob a orientação de M° Antonio Spaccarotella no Conservatório Estatal “P.I. Tchaikovsky” de Catanzaro. Pierangelo se destacou em inúmeras competições internacionais, incluindo a Competição Internacional Carlo Agresti, onde ficou em primeiro lugar na seção Varietè Acordeon, e a prestigiosa “Ascoltate 2017” na Lituânia, onde ganhou o Grande Prêmio e o Prêmio Absoluto.

Desde 2016 dirige a Escola de Música Archè em Lagonegro, onde leciona acordeon, teoria musical e solfejo.

A sua carreira combina paixão, técnica, ensino e uma vontade constante de partilhar a beleza da música, especialmente aquela produzida por um instrumento que ama profundamente: o acordeon.

Pierangelo ministrou inúmeras masterclass junto aos músicos Alexey Khromoff, Manuel Šavron, Carmine Sangineto, Andrea Capezzuoli entre outros. Também participa como jurí de competições nacionais e internacionais (San Vincenzo La Costa, Stradella, Giardini Naxos, Castelfidardoe Belvedere Marittimo).

Desde 2017, é acordeonista da companhia teatral de Ulderico Pesce, participando de produções de renome nacional como La Bella Vergogna, em colaboração com a companhia catalã La Fura del Baus, Teste di Mozze, com Sebastiano Somma e Maria Letizia Gorga e I Sandali di Elisa Claps, apresentadas em diversas cidades italianas.

Já participou de prestigiados projetos de gravação e colaboração, incluindo o álbum Terra de Cammenà com o grupo Renanera e o Festival dei Teatri di Pietra com o Coro Lirico Siciliano e a Orquestra Filarmonica della Calabria.