Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi começou a estudar bateria em aos 11 anos de idade, em 1994, com seu irmão Fernando Zorzi. A inspiração veio de família, mas logo a busca por mais fontes de conhecimento o levou a estudar com Fábio Schneider, um conhecido professor da cidade de Caxias do Sul, até o ano de 1998. Após esse período, buscou conhecimento com um dos melhores bateristas do Brasil, chamado Kiko Freitas, com quem estudou linearmente até meados de 2003.
A carreira como músico e professor iniciou-se no ano de 1999, dando aulas no Instituto Musical 2001, onde permaneceu até meados de 2002. Neste mesmo período atuava tocando rock em casas noturnas de todo RS, e na banda da casa do Bar Opinião, de Porto Alegre. Contemporaneamente, participou da banda Pimenta do Reino, tocando principalmente Jazz e Fusion com diversos músicos do Brasil e do exterior, elém de concertos com orquestras.
Em 2003 fundou a escola CIMA em Flores da Cunha, dando aulas para dezenas de bateristas da região. Nesse mesmo ano, foi convidado a dar aulas no Centro Municipal de Cultura de Gramado. As duas atividades foram simultâneas e duraram até 2011, quando se mudou para a Itália. Nesse mesmo período, tocou com a banda autoral de música pop Kriz, com a qual gravou um DVD em 2006. Também gravou o disco do Fernando Aver Jazz Trio, em 2011. Além disso, tocou com o guitarrista Paulo Schroeber, gravando o CD de fusion Freak Songs, em 2011, assim como a banda de rock Hammer 67, com um CD gravado no mesmo ano.
Em 2007 fundou a escola de bateria Zorzi Drums, a qual perdura até hoje, muito motivada pelo volume de alunos e notoriedade ganha dentro do Centro de Cultura de Gramado. A Zorzi Drums surgiu da união dos irmãos Fernando Zorzi e Rodrigo Zorzi, com a missão de extrair a personalidade de cada aluno, fazendo com que consigam desenvolver sua própria linguagem e se tornem bateristas diferentes e originais.
Em 2011, com a mudança de Rodrigo para a Itália, a Zorzi Drums foi anexada ao Instituto Mat Records, na cidade de Verona, na Itália, onde Rodrigo deu aulas por aproximadamente um ano e meio, até iniciar novas viagens de pesquisa. Durante este período na Itália, teve a oportunidade de estudar com o baterista Maxx Furian, grande nome da bateria mundial, assim como participar de Masterclasses com Dave Weckl e Jojo Mayer. Rodrigo também ministrou workshops pela região, juntamente com o percussionista de Guiné Bissau, Ernesto Nanque da Silva.
A oportunidade de conhecer a cultura africana levou Rodrigo a voltar a fixar residência no Brasil em 2013, porém viajar para a África num total de 5 vezes entre os anos de 2013 e 2016, frequentando centros culturais, escolas de música e fazendo aulas com bateristas locais. Neste período no Brasil, começou a acompanhar a artista Tatiéli Bueno em 2015, com a qual trabalha até hoje.
Toda essa experiência foi trazida para a Zorzi Drums, onde foca seus esforços atualmente com a missão de levar conhecimento de forma on-line para bateristas de todo o Brasil. Já são diversos cursos criados, os mais importantes, são: Power Hands, criado com o intuito de eliminar todas as barreiras técnicas na bateria. Alien Drums, com a missão de aprofundar a criatividade, aliando estudos de ritmos e frases lineares à independência na bateria.
E por fim, o curso Z360º - Bateria Inteligente, onde junta a metodologia de Múltiplas Inteligências de Howard Gardner ao ensino da bateria, com o intuito de tratar de todas as matérias que compõe o estudo do instrumento, de ponta a ponta.
DRUM FEST: DO CAOS AO CONTROLE – ESTRATÉGIAS DE ESTUDO PARA BATERISTAS NO MUNDO DIGITAL
• Sexta-feira | 21/11 às 14h – Sede Antiga do Clube Grêmio Pratense
Sede antiga do Grêmio Pratense
